Mercado Imobiliário Tecnologia no mercado imobiliário

Como a tecnologia mudou a forma de comprar e vender imóveis

Como a compra, venda e locação de imóveis pode se beneficiar da era digital? O uso da tecnologia transformou os hábitos de consumo. Atualmente, as pessoas têm muito mais possibilidades e recursos disponíveis para uma tomada de decisão bem na palma da mão.

Com o mercado imobiliário não foi diferente. Muitos processos e transações imobiliárias foram modernizadas e mudaram a forma como as pessoas escolhem seus imóveis. Antigamente, por exemplo, a busca de imóveis era feita em anúncios de jornais ou na própria imobiliária, presencialmente. Mas, hoje, a dinâmica é outra. 

Na realidade digital, basta alguns cliques para que o cliente tenha acesso à diversas opções de imóveis. Por lá, ele pode filtrar os resultados de acordo com suas necessidades, fazer visitas online e até concluir transações digitalmente. Dentro dessa nova realidade, as imobiliárias e corretores precisaram se reinventar e inovar, sobretudo, para sobreviver em meio a um mercado altamente competitivo.

Índice

Uso da tecnologia no mercado imobiliário

O processo de compra e venda de imóveis não é tão simples como comprar uma camiseta, por exemplo. É uma decisão financeira muito importante, que envolve diversas variantes, como valores sentimentais, família, burocracias, situação financeira, entre outros.

O advento da tecnologia no mercado imobiliário tornou esse caminho um pouco mais fácil e prático. Afinal, com processos online ganhando cada vez mais força, agora é possível otimizar o tempo – tanto do cliente quanto do corretor, e atender expectativas de forma mais dinâmica. Além disso, em meio à tanta informação e concorrência, a tecnologia oferece ferramentas capazes de cativar e encantar o cliente. 

Afinal, quais são esses recursos tecnológicos que estão revolucionando o mercado imobiliário?

Código QR

O Código QR é um recurso de divulgação cada vez mais comum, o objetivo é simplificar o acesso às informações. Ao escaneá-lo com a câmera do smartphone, o usuário é direcionado a um página que pode conter: endereço de sites, textos, fotos, vídeos e muito mais. Essa função vai muito além das tradicionais placas de “Vende-se” e “Aluga-se”.

Realidade virtual

As imagens são peças essenciais no mercado imobiliário, elas possibilitam uma imersão completa no imóvel e despertam a atenção dos clientes. Entretanto, uma das maiores dificuldades do segmento é a apresentação visual das plantas, pois elas nem sempre fazem jus ao projeto final. 

É nesse momento que entra a realidade virtual como uma solução criativa e interativa. Com ela, basta o cliente utilizar um óculos especial para poder ter uma visão fiel do ambiente e, assim, tomar uma decisão com mais confiança.

Atendimento virtual 

O primeiro passo para a decisão de compra começa online. Geralmente, antes de entrar em contato com a imobiliária, o cliente faz uma pesquisa na internet. Este levantamento não tem horário, pode ser às três da manhã, e, por isso, não ter alguém para respondê-lo imediatamente. Para isso, utiliza-se o chamado chatbot.

Com o robô, é possível programar e personalizar respostas num atendimento 24h. Assim,  pode-se coletar dados e, sem seguida, enviar as informações para a imobiliária ou corretor responsável. Além disso, o chatbot pode já enviar imóveis de acordo com o perfil do cliente.

Assinatura digital de contratos

A documentação digital foi um dos grandes passos da tecnologia no processo imobiliário. Atualmente, é possível obter certidões on-line, assinar contratos, obter garantia locatícia, assinar contrato de forma digital e em breve, o registro eletrônico de escrituras também será digital. Sem papelada, sem demora e com garantia de segurança.

Tour Virtual

A primeira pesquisa do imóvel é feita online. Logo, é preciso fazer com que o cliente tenha uma experiência diferenciada. O tour virtual é um recurso que permite que o cliente visite o imóvel sem precisar sair de casa. Com essa tecnologia, é possível explorar os cômodos do imóvel de forma simples e dinâmica, pela tela do computador ou do smartphone.

Mundo de oportunidades

Agora que você está inteirado sobre as novidades, inspire-se para aproveitar as oportunidades tecnológicas existentes. Para complementar a leitura e saber ainda mais sobre a relação mercado imobiliário com o mundo digital, leia o post “O futuro do mercado imobiliário é figital” e “A tecnologia e o futuro do corretor imobiliário”.

A HomeHub aposta em franquias imobiliária conectadas em rede, com uma operação no modelo figital, que permite unir o melhor da tecnologia a um atendimento de excelência. Saiba mais.

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