Mercado Imobiliário

O que é um negócio figital e qual é a sua função no mercado imobiliário?

Saiba como o modelo figital atua e vem transformando o mercado imobiliário.

O mercado imobiliário está mais conectado do que nunca. O chamado figital representa um mundo integrado, no qual o digital e o físico unem forças para levar mais eficiência, agilidade e inovação no processo de compra, venda e aluguel de imóveis. 

Atualmente, o mercado tem buscado experiências mais completas, ágeis e simplificadas. Na área imobiliária não poderia ser diferente. Afinal, o público está cada vez mais conectado e informado. Você faz parte desse grupo? Então continue a leitura deste artigo. E, descubra como a tecnologia associada ao atendimento humano e personalizado pode tornar o processo de compra ou venda de um imóvel muito ágil, prático e seguro.

Índice

O que é um negócio figital?

O termo Figital é a junção das palavras físico e digital, para caracterizar um negócio que tenha parte da jornada de compra no ambiente digital e parte no ambiente físico. Estes ambientes se misturam e se complementam, sempre com foco em melhorar a experiência do usuário. No caso da HomeHub, temos uma forte estrutura de tecnologia aliada a um atendimento humanizado e personalizado, realizado por especialistas, tendo sempre o cliente no centro das atenções. 

Como o figital atua no mercado imobiliário 

Diferentemente de uma imobiliária digital, que opta por robotizar o atendimento ao cliente ou até eliminar o corretor de imóveis, uma imobiliária figital já aposta em dois pilares: tecnologia + gente. Essa combinação torna a experiência do cliente mais ágil, sem deixar de lado o cuidado com o ser humano. Dessa forma, o cliente tem acesso ao que há de mais moderno em tecnologia e a uma experiência única, personalizada de atendimento.

Sabemos que a compra de um imóvel envolve muitos detalhes técnicos e jurídicos. Portanto, requer a presença de um time de especialistas, que usam seus conhecimentos para assessorar o cliente em um processo seguro e bem feito do início ao fim. Por isso, é preciso ter em mente que esse processo é complexo demais para ser feito exclusivamente on-line. Embora a tecnologia seja uma facilitadora, o olhar humano e as análises críticas, tanto do especialista quanto do cliente, são imprescindíveis para qualquer transação imobiliária.

Sendo assim, esse é o verdadeiro ponto de equilíbrio do figital, um não existe sem o outro. A tecnologia por si só não é o suficiente, o lado humano precisa existir. Por outro lado, a imobiliária tradicional, que não utiliza a tecnologia, está com seus dias contados. Por isso, essa é uma abordagem muito promissora para o mercado imobiliário: o digital completa o físico e vice-versa. 

Como era antes do Figital?

A burocracia sempre foi um dos maiores entraves do setor imobiliário. O processo de alugar ou vender um imóvel costumava envolver inúmeras idas a cartórios e dezenas e mais dezenas de papeladas. Esse cenário, no entanto, tem mudado muito com o avanço da tecnologia.

Antigamente, quando uma pessoa buscava um imóvel, ela ia até uma banca, comprava o jornal, abria os classificados e procurava por opções dentre as centenas disponíveis. Em sua maioria, os anúncios continham informações limitadas e, claro, sem fotos. Além disso, quando um cliente precisava de ajuda ou queria entrar em contato com uma imobiliária ou corretor, era comum que fosse fisicamente ao local ou, ainda, que aguardasse vários minutos no telefone. Atualmente, práticas como estas são incabíveis para a maioria. 

Com o avanço da tecnologia, surgiram imobiliárias 100% digitais, que apostaram na desintermediação do mercado imobiliário, eliminando a figura do corretor de imóveis. Como se vê em todo o mundo, esses modelos não prosperaram. Por isso, coube ao próprio mercado mostrar como a participação de um corretor, que presta uma consultoria imobiliária, agrega valor aos seus clientes é imprescindível.

Vantagens de uma imobiliária Figital

Como abordado nos tópicos anteriores, o modelo figital torna os negócios imobiliários mais ágeis, mais seguros e mais personalizados. Mas na prática, quais são as vantagens para quem compra, quem vende e quem aluga? Confira:

  • A busca on-line de imóveis é mais objetiva, pois os algoritmos ajudam no match entre quem procura e quem anuncia;
  • A possibilidade de ver fotos, vídeos e tour virtual dos imóveis anunciados poupa o tempo de quem procura imóveis e de quem recebe visitas;
  • Ao escolher quais imóveis realmente interessam, o cliente passa a receber um atendimento personalizado de um corretor especialista em determinada região. ;
  • Os anúncios de imóveis passam a ser encontrados com mais facilidade por potenciais interessados, uma vez que a tecnologia aplicada ao marketing digital pode encurtar esse caminho de busca;
  • Profissionais treinados e capacitados facilitam todo o processo, agregando conhecimento e ajudando a encontrar soluções para eventuais problemas que apareçam durante o processo de compra e venda;
  • Recursos como assinatura eletrônica de contratos e obtenção de documentação on-line agilizam os fechamentos de negócio para todos os envolvidos.

Conheça o atendimento figital da HomeHub, a primeira imobiliária figital do Brasil

A HomeHub aposta em uma operação no modelo figital, que permite unir o melhor da tecnologia a um atendimento de excelência. Saiba mais.

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