Mercado Imobiliário

7 vantagens de morar em um condomínio fechado

Morar em alguns empreendimentos proporciona mais qualidade de vida, segurança para sua família, relacionamento com outras pessoas, lazer, diversão e muito mais. Ficou curioso? Então, confira o artigo e conheça 7 vantagens de morar em condomínio fechado.

Esse tipo de moradia traz cada vez mais benefícios e interessados, significando até mesmo um estilo de vida e status.  Isso é observado principalmente pelo crescente número de novos empreendimentos e pela ascensão de pessoas influentes aderindo a esse tipo de residência. 

Viver em uma casa com um quintal, por exemplo, também tem seu charme e vantagens, porém as estatísticas mostram que estas propriedades são mais raras nas grandes cidades.

A essa altura, você pode estar se questionando sobre o valor de morar em um empreendimento desse tipo, mas saiba que o valor do investimento pode ser muito baixo, se comparado às vantagens obtidas por meio dos serviços prestados aos condôminos.

Mas, outro questionamento que costuma aparecer é sobre ter que morar em apartamentos quando se escolhe os condomínios fechados. Se morar assim não for seu estilo de vida preferido, as casas também podem fazer parte dele.

Você sabia que há muitos condomínios fechados de casas e que estão cada vez mais em alta? Por isso, acompanhe, a partir daqui, 7 vantagens em escolher condomínios fechados para morar e acabe com suas dúvidas.

Índice

Conheça as 7 vantagens de morar em um condomínio fechado

1- Segurança

A tranquilidade que um condomínio fechado pode proporcionar é um dos motivos mais usados para atrair pessoas interessadas nesse tipo de moradia. Por isso, ter um controle rigoroso de segurança, quem entra e sai no local e até mesmo o que acontece dentro dele colabora bastante na hora da escolha. 

Além disso, os sistemas utilizados nas seguranças dos condomínios são, na grande maioria das vezes, muito avançados, com o objetivo de garantir o bem estar de todos os moradores. Geralmente, câmeras espalhadas por todo o local, portaria 24 horas, rondas noturnas, vigias e vigilantes, acesso por biometria, dentre outros recursos. 

2- Privacidade

Ter privacidade nos tempos de hoje pode não ser tão fácil assim, por isso, os condomínios fechados são uma ótima opção para pessoas que não querem tanta exposição. 

Por isso, a maior vantagem nesse caso é ter apenas moradores e convidados com acesso livre ao local, depois de passar pela portaria e ser devidamente identificado. 

Fora desse tipo de empreendimento, como em casas, por exemplo, algumas formas mais eficientes de se ter privacidade é erguendo muros, investindo em portões e mantendo suas janelas fechadas. Em alguns casos, dependendo da localização da casa vizinha, nem isso adiantará. 

Outra vantagem em relação à privacidade é não ter pessoas desconhecidas ou indesejadas batendo à sua porta. Esse tipo de contato é filtrado pela portaria e/ou pelos sistemas de segurança.

3- Áreas de lazer

Com cada vez mais sofisticação, os condomínios buscam tornar a vida de seus moradores mais independentes e práticas. Por isso, o investimento em áreas de lazer nesses locais são consideráveis e expressivos. 

Portanto, ter tudo o que você precisa perto de casa, sem ao menos ter que tirar o carro da garagem é um baita privilégio e com segurança garantida se torna melhor ainda. 

Por isso, esses locais geralmente contam com praças de recreação, ciclovias, parquinhos para as crianças brincarem, espaços fitness com o que há de melhor e mais atual em termos de equipamentos, quadras de tênis e polivalentes, campos de futebol, piscinas, spas, adegas para degustação de vinho e muito mais. E tudo isso normalmente está rodeado de áreas verdes, o que torna o ambiente mais alegre e agradável. 

Em locais como a Região Serrana, por exemplo, os condomínios muitas vezes oferecem pistas hípicas, baias para cavalos, lagos, cachoeiras e trilhas, além de algumas das atrações mencionadas acima.

4- Menos barulho

Um vizinho barulhento pode prejudicar bastante seu descanso quando a Lei do Silêncio é desrespeitada. Essa lei estabelece que não deve haver barulhos antes das oito horas da manhã e depois das dez da noite, e dentro dos condomínios esse é um fator que precisa ser respeitado.

Quem escolhe viver em condomínio conta com o regime de regras internas como uma forte aliada na hora de fazer cumprir  a Lei do Silêncio. Os moradores que descumprem os acordos internos podem ser multados e, quando não são proprietários, até expulsos. Além disso, o morador não precisa se indispor com o seu vizinho. Basta contatar o porteiro e pedir para que ele avise sobre o barulho e o incômodo.

5- Valorização do imóvel 

Por tudo o que já falamos acima e muito mais, imóveis localizados em condomínios fechados geralmente tendem a ter uma valorização maior. 

Isso acontece muito também pelo fato de ter esse estilo de moradia normalmente situado em terrenos privilegiados com muito espaço e bem localizados. 

6- Manutenção das áreas comuns

Em um condomínio, situações de descuido dos patrimônios e das áreas comuns são bem raras. Existem profissionais contratados especialmente  para realizar esses cuidados, como os zeladores. Por isso, a presença deles é fundamental para deixar tudo limpo e organizado.

Outro profissional que ajuda bastante nesta função é o síndico, que além de ter a função de administrador, também tem a obrigação de fiscalizar as manutenções dos espaços internos e externos do condomínio. Portanto, se o jardim não está devidamente bem cuidado, se a piscina não está limpa e se as áreas comuns não estão prontas para serem usadas, os moradores têm a quem reclamar. Isso também vale para as manutenções de segurança, como as de elevadores e de equipamentos, como as câmeras de vigilância.

7- Controle sobre os custos de moradia

Se você ainda está com dúvidas quanto ao custo de morar em um condomínio fechado, saiba que os valores dos serviços são compartilhados. Por essa razão, eles são pagos por todos os condôminos, gerando benefícios para todos. 

Os custos são referentes às seguintes estruturas e serviços:

  • Segurança;
  • Limpeza;
  • Manutenção de playground;
  • Quadra de esportes;
  • Piscina;
  • Jardim;
  • Academia compartilhada;
  • Salão de festas;
  • Sauna;
  • Sala de jogos.

Em uma casa independente, as despesas com manutenções e reformas ficam por conta de um único proprietário, o que acaba custando mais caro.

Depois de todas essas vantagens, fica bem mais fácil entender o custo benefício desses empreendimentos, não é mesmo?!

Se essa leitura te despertou a vontade de conhecer melhor e procurar casas ou apartamentos em condomínios fechados, acesse nosso site e faça sua busca

Compartilhe este conteúdo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *